Mudas Gratuitas

Em algumas cidades, é possível obter-se mudas gratuitamente. Entre tais mudas, não só frutíferas como também ornamentais são distribuídas. A quantidade destinada a cada solicitante varia conforme a cidade, assim como variam as regras para transporte e retirada. Portanto, procure informar-se antes de comparecer ao local onde são distribuídas as mudas.

São Paulo – SP

Na capital paulista, a Prefeitura mantém um projeto de fornecimento de mudas para plantios em parques, escolas, praças, canteiros e demais áreas verdes. Os postos estão localizados em viveiros especializados ou em parques municipais. Clique aqui para acessar a lista completa.

Sorocaba – SP

O Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba é um dos pontos de doação de mudas na cidade do interior paulista. O local disponibiliza seis espécies de árvores nativas e frutíferas e cada morador tem direito a obter até duas mudas. Clique aqui para mais informações.

Outro ponto é o viveiro do Parque Chico Mendes, que oferece dez mudas por munícipe. Saiba mais aqui.

Paraná

No estado do Paraná, um dos principais projetos de doação de mudas nativas é coordenado pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). As mudas nativas podem ser solicitadas através do site do órgão. Clique aqui para mais informações.

Minas Gerais

Em Minas Gerais o principal trabalho de doação de mudas é gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas, em parceria com as prefeituras locais. Clique aqui para acessar a lista dos viveiros municipais espalhados por todo o estado.

Campo Grande – MS

As doações na capital sul-mato-grossense são feitas através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Os interessados podem fazer a solicitação por telefone, na divisão de Áreas Verdes: (67) 3314-3152.

Outros locais

Se o seu estado ou cidade não está nesta lista, entre em contato com a Secretária de Verde e Meio Ambiente de seu município ou com a subprefeitura mais próxima de você.

Jardim Botânico do Rio Grande do Sul – Porto Alegre

Neste estado, as mudas não são gratuitas, mas como aqui são produzidas algumas mudas raras (como a Eugenia Multicostata) e como o preço é razoável, optei por incluir o Jardim Botânico de Porto Alegre na relação. Clique aqui para acessar o site.