Doenças e Deficiências

A Yara International, produtora de insumos e fertilizantes, entre outros produtos agrícolas, disponibilizou em 2017 um aplicativo GRATUITO, para tablets e celulares equipados com o Android, destinado a auxiliar o produtor na identificação de pragas e deficiências em suas culturas. O Yara CheckIT é um aplicativo desenvolvido para auxiliar o produtor urbano e rural na identificação de doenças e deficiência de determinados nutrientes na plantação. O principal propósito do aplicativo é facilitar o processo de cura da plantação, para tanto fornecendo um banco de dados contendo as características de doenças encontradas em plantas e orientações para o produtor de acordo com cada situação.

Para facilitar a busca no aplicativo, o produtor pode se utilizar de filtros para encontrar o problema. Entre as opções de filtragem, primeiramente é necessário identificar o tipo de cultura, em seguida o produtor pode navegar através dos filtros de ‘Sintoma’, ‘Localização do Sintoma na Cultura’ e ‘Causa Suspeita’. Dessa forma é possível afunilar as buscas e obter uma resposta mais objetiva.

Após navegar pelos filtros e encontrar, com a ajuda do banco de imagens, aquela que mais se identificar com a situação da plantação, o agricultor encontrará uma ficha personalizada, onde estarão detalhados os sintomas daquela doença e as possíveis causas. Dessa forma terá um panorama sobre como reverter a situação.

O aplicativo Yara CheckIT ainda oferece recomendações alternativas de nutrição, com métodos que visam tratar as causas, e não apenas os sintomas. Também é disponibilizado um leque de informações acerca do tipo de solo necessário para a plantação de determinadas culturas, especificando quais nutrientes são necessários para que determinada planta cresça forte e saudável.

A plataforma também é útil para o produtor orgânico, que através das fichas consegue encontrar formas alternativas de cuidar da plantação, acrescentando mais informações para os métodos orgânicos e limpos que já utiliza em sua produção. Além disso, todo produtor orgânico urbano ou rural deve estar em constante processo de aprendizado para poder manter a saúde de sua produção.

Outras vantagens do app é que ele tem sua versão em português, não requer alta taxa de dados móveis para funcionar e é totalmente gratuito.

(texto de autoria do site Ciclovivo)

Para saber mais e efetuar o download do aplicativo, clique aqui.

Anúncios