Quem sou eu

Olá!

Me chamo Cassio, e este Blog tem o intuito de compartilhar minhas experiências no cultivo de frutiferas e vegetais em vasos.

Como a maioria dos paulistanos, hoje moro em uma casa que não tem espaço para o plantio de grandes árvores. Não obstante, decidi que precisava cultivar algo pois, além de ser um resgate de minha infância, esta atividade também seria um ótimo desestressante para as horas passadas no trânsito infernal de SP e dentro do escritório sob pressão constante. Por fim, eu ainda teria o benefício de colher alguns vegetais e, talvez, frutas, todos livres de agrotóxicos. Esta ação também daria a meus filhos algo a mais para se distrair, não só games e computadores, além de fomentar neles o desejo de preservar o meio ambiente.

Não vendo mudas e nem sementes, mas eventualmente posso ter sementes para trocar com vocês. Sejam bem vindos!

Compartilhe este blog nas Redes Sociais:

Twitter Facebook_icon

20 pensamentos sobre “Quem sou eu

  1. Sr Cassio tbm gosto muito de plantar. Mas minha paixão e plantar sementes de plantas de porte peq . Vou te contar q eu estava procurando mudas de goji Berry , uma frutinha fantástica que ajuda no emagrecimento, porem não encontrei as mudinhas nem pelo site. Como sou muito persistente comprei um saquinho da fruta desidratada pronta para o consumo abri com muito cuidado frutinha por frutinha retirando minusculas sementinhas mais ou menos umas 500 e comprei uma terra bem boa plantei em um pote de sorvete e para minha surpresa apos 15 dias estavam brotando mas que vingaram mesmo foram umas 15 mudas que hoje apos trocar de vaso estão com mais ou menos meio metro .Me sinto realizada. Valeu a pena ser persistente só estou esperando dar frutinhas. Eu fui em um aniversario onde encontro a frutinha juá de capote enfeitando uns docinhos, não teve duvidas comi os docinhos e a frutinha tirei as sementinhas e plantei, germinaram e vou esperar crescer um pouco e vou mudar para os vasos como dica sua. Um abraco, e’ bom compartilhar experiências.
    ,
    P

    • Olá Sol!
      Conheço o Goji. É realmente uma frutinha muito saudável. Quando adulta vira um arbusto de uns dois metros de altura e com copa esparramada e pendente, que quando florido ou carregado de frutos tem um segundo atrativo: é muito ornamental e enche os nossos olhos de alegria. Um amigo me prometeu duas mudinhas e eu estou esperando-as chegar. Abraços!

    • Olá Diney! Obrigado pela visita.
      A lista de frutíferas que cultivo é longa (mais de 100 espécies)… São 04 espécies de jabuticaba, mexirica poncã e carioquinha, laranja sanguínea e da terra, 03 espécies de pitaya, lichia, longan, pitanga e pitanga-peba, amora, pitangatuba, cambuci, grumixama, uvas e muitas outras… Tudo meio apertado e a maioria em vasos, portanto não produzem muito, mas vale a diversão. 🙂

  2. Ola Cassio tudo bem?
    Moro em são paulo e gostaria de plantar algumas coisas em casa, em vasos plantas, pequenas arvores, o que vc me indicaria?
    conhece algum lugar que faz doações?
    Grato

    • Olá Fábio! Sobre doações, tem um lugar sim: os Viveiros da Prefeitura de São Paulo. Cada cidadão paulistano pode retirar grátis até 10 mudas de 30cm a 3m de altura, mas o transporte é por sua conta. Destes Viveiros, o Manequinho Lopes e o Harry Blossfeld (principalmente) são os que tem frutíferas, veja a relação clicando nos links: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/servicos/viveiros/estoque_dos_viveiros/index.php?p=75. Para vasos, depende muito do espaço que vc tem e do tamanho dos vasos, mas as menores frutíferas para vasos são a pitanga do cerrado, a pitangatuba, a jabuticaba vermelha, amora, cereja da Austrália, grumixama-anã, morango… Tem outras de porte maior que tb se adaptam mas, como eu disse, depende do espaço que vc tem. Outra dica para ter frutos mais rápido e com árvores de tamanho menor, é procurar por mudas oriundas de alporquia e de enxertia. Meu amigo Hélton comercializa mudas de uma grande variedade de frutíferas, mas as dele são oriundas de semente. De toda forma, ele tem sugestão para algumas que podem ser cultivadas em vasos. Dê uma olhada: http://www.colecionandofrutas.org/listagemmudas.htm. 😉

  3. Olá, Cassio,tudo bem! Espero que sim.Sabe ,abri o note para pesquisar sobre adubação.E nessa pesquisa entrei no seu blog..Já estou aqui há + ou – 3 horas..Minha família morou muito tempo ai,mas minha irmã mais nova se mudou para cá com seu marido e seus filhos há uns dezoito anos.E eu ,também vim com meus filhos há uns 15 anos,depois meu irmão,e desde setembro minha outra irmã,também resolveu vir pra cá também.Hoje moramos ,aqui em Sorocaba,e não temos a menor intenção de sair daqui.Essa última irmã,ela adora mexer com plantas,e acabou me contagiando.Já tenho uma pequena horta,mas o que mais me interessa.são as frutíferas.Tenho (poucos) 3 pés de morango,1 jaboticabeira(enxertada),1 pé de abacate,o qual vou fazer enxertia,1 pé de romã anã,1 pé mexerica ponkan(enxertada).Agora estou preparando para plantar melão,e depois maracujá(me preocupo muito sobre abelhas,lagartas,etc…,porque minha filha mora comigo,e ela tem uma bencinha de quase 6 anos)mas eu tentarei e tb quero uva,pessêgo,pera,maçã,etc…Cassio eu adorei e parabenizo você,por ter essa disposição de pesquisar tudo sobre plantio,e fazer esse blog com tantas informações para quem se interessar em plantar.Obrigado .

    • Olá Sueli! Sorocaba é uma cidade bacana. Nem muito longe, nem muito perto de São Paulo, mas com clima de cidade do interior. 🙂 Quem sabe um dia não consigo mudar de São Paulo também… Já estive em Jundiaí, Louveira, Guararema, Araçoiaba da Serra, Sorocaba e Joanópolis a passeio, e gostaria de ter fixado residência em uma delas. Mas por enquanto não é possível. Você já tem uma boa coleção de frutíferas! Quanto a pera e a maçã, não sei se vingarão aí, pois são frutas de clima frio e Sorocaba é bem quente. Se conseguir, depois nos conte sua experiência. Quanto à sua filha, vai dar tudo certo. 😉 Fico contente que tenhas gostado do meu blog e do conteúdo que compartilhei. Espero que eu consiga continuar trazendo conteúdo interessante. Um grande abraço!!

  4. Olá Cássio, parabéns pelo seu blog, gosto também de plantas frutíferas e estou a procura de semente de cajuzinho do cerrado, daquele que cresce uns 0,80 cm. O Lourival Coelho do fórum pimentas.org disse que teria esta semente para doar. Voce tem contato com ele?

  5. Bom dia, galera! Tenho 7 pés de cajuzinho com 1,5 ano. Assim que começar a produzir frutos farei questão de compartilhar as sementes com os amantes dessa raridade. Um abraço.

    Diney Pereira

    contato: cappmpereira@gmail.com

  6. Muito legal esse espaço.Gostaria de Comprar sementes de frutiferas como essas já apresentadas pelos amigos,se alguém souber me informa.

    • Olá Elessandro! Espero que consigas as sementes, mas tenho certeza de que se conseguires mudas será melhor, pois o tempo de produção será em muito abreviado. 😉

  7. Bom dia! Adorei o seu blog e tb sou apaixonada por frutas. Moro no ES e gostaria de saber se é possível conseguir uma muda com vc do cajá-manga anão? Adorooooooooooooo.

  8. Olá, Cássio. Muito bom o seu blog. Também sou um entusiasta de nossas frutas nativas, em especial as mirtáceas pelas quais sou apaixonado. Tenho uvaia e duas variedades de pitanga. Por isso fiquei bastante animado quando vi a pitanga-peba que você mostra no Frutificando! Você pode me indicar onde posso conseguir sementes ou muda dessa variedade? Obrigado.

  9. Olá Cassio, acidentalmente apaguei o link sobre a mosca da fruta que você havia deixado no meu blog, pode fazer-me a gentileza de enviar-me novamente, Grata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s