Cereja da Austrália – Eugenia Reinwardtiana

Hoje vamos falar sobre a Cereja da Austrália, uma frutífera que se adapta perfeitamente a pequenos vasos. Ela é nativa das florestas chuvosas de Queensland, Austrália, e lá é conhecida como Cedar Bay Cherry ou Mountain Stopper. Em seu ambiente natural tem tamanho que varia dos 2 aos 6m de altura quando adulta, mas quando cultivada em vasos dificilmente passa de 1,5 m de altura.

eugenia-reinwardtiana-11248[1]

A arvoreta é também ornamental, pois suas brotações são avermelhadas e com folhas pubescentes. Produz frutos ovalados de 2 a 3 cm, de casca e polpa vermelha-escarlate, e tem sabor adocicado. Outro fato interessante é o de que frutifica precocemente, perto dos 2 anos de idade.

r1255-2-large

Os frutos são consumidos ao natural, mas podem também ser utilizados para fazer doces, geléias e dar sabor a drinks e batidas.

Em minha casa tenho uma muda em um vaso de 30 cm de altura por 25 cm de boca. Ela foi comprada no e-Jardim em início de 2014 e hoje, 2 anos depois, está florescendo pela segunda vez.

Anúncios

8 pensamentos sobre “Cereja da Austrália – Eugenia Reinwardtiana

  1. Olá,

    Seu post me inspirou a comprá-la. Poderia me indicar como vc está cuidando dela?
    Rega, adubação, tempo ao sol e poda. Existe cuidados diferentes para diferentes épocas do ano?

    • Olá Ricardo!
      A cereja da Austrália é um mero arbusto de até 1,5 m de altura e que pode ser cultivada com muito sucesso em vasos. Ela deve ser cultivada a pleno sol e não “bebe” muita água como a jabuticaba. Regas uma ou duas vezes por semana, dependendo do calor. No inverno, reduza as regas. Ela também não é exigente quanto a adubação, mas em vaso é preciso maior atenção (não adubar demais e nem de menos). Sugiro fazer adubação de cobertura, usando se possível um adubo de liberação lenta de 3-4 meses como o Osmocote 14-14-14 ou adubo N-P-K 10-10-10 (a cada 2 meses), usando-se 01 (um) grama do adubo por litro do substrato do vaso. Ela tolera bem podas, mas não são obrigatórias para que produza frutos, e sim apenas para dar forma à arvoreta ou eliminar galhos doentes ou mal formados. A fruta é pequena, mas bonita e de bom sabor. Bom cultivo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s