Cajá-manga Anão – Spondias Cythera

Olá amigos! Vamos ao primeiro post de 2016, no qual falaremos sobre o cajá-manga.

O cajá-manga é um fruto mais conhecido pelos moradores das regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas que lentamente vem se tornando conhecido também nas demais regiões do país. Supermercados como o Extra e o Pão-de-Açúcar sazonalmente comercializam o cajá-manga em bandejas com 4 ou 6 unidades. O problema é que o cajá-manga comercializado nestes mercados é o produzido em uma árvore que pode passar dos 10 metros de altura e de 5 metros de copa… Decididamente não caberia em vasos e nem em quintais medianos. Para os que querem conhecer a árvore, visitem o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, na cidade de Socorro, estado de São Paulo, onde você poderá conhecer um gigantesco pé de cajá-manga arbóreo, saborear alguns frutos, tomar café produzido no local e passar alguns dias hospedado neste hotel fazenda que tem inúmeras atrações, principalmente para os seus filhos. Me hospedei lá em 2014, e recomendo muito o lugar.

Bem, mas existe uma variedade anã que pode ser mantida em vasos e, se plantada no chão, se tornará uma arvoreta de no máximo 1,40m a 2,50m de altura. Esta variedade anã é o foco deste artigo.

O cajá-manga anão produz, é claro, frutos menores que os do seu primo arbóreo, mas tem uma vantagem: tem muito menos fibras. Sim, porque o cajá-manga de árvore produz frutos com muitas fibras e que dificultam a extração da polpa. É até ruim de morder o fruto… Já o cajá-manga anão não tem este problema. Você pode simplesmente remover a casca fina e cortar as lascas da polpa, ou até mesmo colocar o fruto inteiro na boca e ir mastigando-o até sobrar apenas o caroço. Veja a foto:

cajaanao

Cajá-manga anão

O fruto tem sabor que varia do agridoce ao adocicado, polpa crocante, e é muito apreciado para o consumo ao natural e para a produção de sucos e sorvetes. A arvoreta é muito produtiva e aceita bem as podas para limitar a altura e para limpeza. O cultivo é fácil, já que ele aceita quase todos os tipos de solo, inclusive os arenosos e pobres. Uma característica interessante é a queda de todas as folhas no inverno, que renascem na primavera juntamente com as hastes populadas por cachos de pequenas flores de tom creme que logo se transformam em frutos.

Em minha casa tenho um cajá-manga anão em um vaso de 40 cm de altura por 30 cm de boca, onde vai muito bem, e a planta hoje tem 80cm de altura, tendo já produzido frutos diversas vezes.

Você pode encontrar mudas com facilidade, tanto no Mercado Livre como com os vendedores listados na seção de links, mas verá que o preço, o tamanho e a qualidade variam bastante. Pesquise antes de comprar e, se você não tem muito espaço, esteja certo de adquirir a variedade anã.

Bom cultivo!

Anúncios

17 pensamentos sobre “Cajá-manga Anão – Spondias Cythera

  1. Legal, eu tenho duas mudas de cajá manga anão no meu pomar em vaso, elas ainda não floriram mas estão crescendo muito bem. Mas esta frutífera não deve viver muito tempo, não é?

    • Rodolfo, não sei quanto tempo vive o cajá manga anão. Não consegui informações confiáveis a respeito. Mas por menos tempo que viva, não creio que o tempo seja inferior a 10 anos, o que já é bastante tempo. 😉

  2. Bom dia, tenho um cajá-manga anão no vaso, e ele está bastante carregado de frutos, é necessário tirar alguns? pois o pé já está quase tombando rsrs

    • Oi Ana, que legal!!
      Não creio que vc precise retirar frutos não. Normalmente, a própria planta aborta os frutos quando estes são demais para ela manter. Mas vc pode ajudá-la providenciando alguns suportes para escorar os ramos com frutos, pois que muitas vezes os ramos até vergam em função da quantidade e tamanho dos frutos. 😉 Boa colheita!!

  3. Meu pé de Cajá está com frutos, mas ainda está com muitas folhas, bem diferente dessa foto na página. Isso é normal?

    • Em locais onde o clima é mais amenos e o inverno menos acentuado, ocorrerá pouca (ou quase nenhuma) perda de folhas. Se os frutos estão aí, é sinal de que a planta está saudável.

      • Outra coisa, a planta está com 03 floreadas diferentes, tem frutos já grandes, frutos bem pequenos e começou a florir novamente, isso é normal?

      • Aqui em São Paulo a minha muda produz apenas uma vez ao ano (e os frutos levam meses para amadurecer), porém ela está em vaso e é pequena. Mas já ouvi comentários de que quando a planta se torna maior e é plantada no solo e em locais com clima mais ameno, que ela pode sim produzir mais de uma vez ao ano.

  4. Oi eu tenho uma muda de cajá manga de aproximadamente 4 meses,e estou reparando q algumas folhas estão sapecando,parecendo que um queimado, oq pode ser.?

    • No inverno a cajamanga perde muitas folhas. Elas amarelam e caem, mas depois rebrotam com a chegada da primavera. O importante é o caule seguir verde, o que indica que a planta está saudável. 😉

  5. O meu pé de cajá anão deu frutos, e estes ficam cobertos com algo que se parece com cristais de açúcar. O que pode ser?

    • Olá Fabiana! Eu encontrei cristais similares sobre meus frutos também. Eu apenas passei a mão levemente (como que tirando o pó) e não vi os tais “cristais” aparecerem de novo, mas estou de olho. Existe um tipo de inseto minúsculo que tem cor branca, mais comum nas laranjeiras, mas não estou convicto de que seja ele o causador dos cristais brancos… Se vc tiver certeza de que se trata daquele inseto (ou similar), pode usar um produto chamado INSETICOM JARDIM (http://www.insetimax.com.br/site/produtos/inseticom-jardim), mas lembre-se de lavar muito bem o fruto antes de consumi-lo. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s