Maracujá, Melão e Melancia podem ser plantados em vasos?

Respondendo à uma das perguntas mais pesquisadas em nosso blog, digo: sim, podem, mas não será uma situação fácil de administrar. Todas as espécies de maracujá (exceto a Passiflora Macrophylla), melão e melancia são plantas que “ramam” (embora umas mais e outras menos). Todas as espécies são também plantas que gostam do sol pleno, ou pelo menos 5 horas diárias de sol. Não as plante em locais de sombra total, pois elas irão ramar até um local onde haja sol suficiente ou irão definhar e morrer. Mas, como eu disse, sim, você pode cultivá-las em vasos. Você deverá prover o suporte e o tutoramento adequado, ou seja, treliças fixadas em muros, armações ou pergolados. Outra alternativa é vc construir uma armação metálica similar à uma árvore e fixá-la no centro do vaso, ou fixar aramados ao redor da borda do vaso (como eu fiz para minha melancia anã) tutorando então a planta para que ela se fixe à estrutura. Especialmente no caso dos maracujás, você também deverá executar podas com freqüência.

Certas espécies de melão e melancia anãs produzem cedo e não ramam muito, permitindo o cultivo em vasos embora com baixa produção de frutos. Algumas espécies de melão e melancia que sugiro são o “Queen Anne”, o “Tiger Melon”, o “Vine Peach” e a “Golden Midget”. No Brasil, você encontra sementes destas variedades no Mercado Livre, no Th Jardins, no Sambalina, no Plantamundo e em vários outros sites. Internacionalmente, você os encontra disponíveis no Ebay.

Já se você optar pelos maracujás, não há muita diferença quanto ao crescimento das diversas espécies. Embora tecnicamente seja possível mantê-las em vasos, são plantas que ramam muito antes de produzir os primeiros frutos, podendo crescer até 10 metros. Uma vez estabelecida a planta será praticamente impossível você mudá-la de lugar (imagine você tentar mover o vaso e o pergolado…). Como eu disse, tecnicamente é possível mas difícil de administrar. Escolha a espécie de sua preferência, cujas sementes você pode adquirir no Mercado Livre, no Th Jardins, no Sambalina, no Plantamundo e em vários outros sites, mas esteja ciente das dificuldades.

Para aqueles que querem uma inspiração, apresento foto e vídeo coletados na internet e que demonstram o cultivo de melancias e uvas em vasos.

Uva cultivada em vaso: www.youtube.com/watch?v=xv6cuH6blBY

Maracujá (e outras frutas) cultivado em vaso: www.youtube.com/watch?v=NbvZXmU-V4U

Pé de melancia cultivado em vaso:

melancia no vaso

Qual o tamanho dos vasos que devo utilizar? Algo em torno de 50cm de altura por 50 cm de diâmetro da “boca” já serve, pois as raízes não são muito grandes. Mas vasos maiores são sempre melhores para o desenvolvimento da planta. Vale um alerta: melões e melancias devem ser semeados no vaso definitivo, pois usualmente não toleram transplante. Como alternativa, você pode semear melões e melancias em “vasos” de jornal (vide: http://www.ecodesenvolvimento.org/voceecod/faca-voce-mesmo-base-para-mudas-feita-de-jornal). Ao transferir as mudas, você não precisa desfazer o “vaso” que pode ser plantando junto com a muda no local definitivo e se desfaz depois de pouco tempo. Se você plantar maracujás, melões e melancias em vasos, depois compartilhe conosco um resumo da sua experiência. Bom cultivo!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Maracujá, Melão e Melancia podem ser plantados em vasos?

    • Parabéns pela coragem Vera! Mas acho que se vc tiver uma boa área e fixar arames para ele se agarrar e crescer, poderá até vir a colher frutos. Mas não vá se assustar com as mamangavas, os abelhões que polinizam as flores do maracujazeiro. Mande-nos fotos do seu Maracujazeiro!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s