Qual o tamanho adequado e como preparar o vaso?

Com certeza, muitos já se fizeram esta pergunta ou, pelo menos, a fizeram a um vendedor ou viveirista. Com certeza, também já ouviram a resposta do tipo “um vaso médio serve” ou “um vaso de xx litros dá” ou (pior) “um vaso de xx galões serve“. Você sai então para comprar o vaso, mas ao passar a especificação para o vendedor, ele diz “o vaso tem xx cm de altura, xx cm de boca e xx cm de base, mas não sei quantos litros ou galões cabe nele não!!“. Você tem então a exata dimensão da sua própria ignorância e da falta de padrão entre os vendedores de vasos e de mudas ao fornecerem tais informações … O que fazer então??? Depois de passar por situações assim algumas vezes e ter que fazer a compra do vaso com base no “olhômetro” ou com base em uma “conta de padeiro“, me dei conta de que eu precisava procurar por um método mais racional e prático para comprar vasos de tamanho adequado. Lá fui eu lembrar de minhas aulas de ciência, matemática, e também fazer pesquisas sobre o tema em diversos fórums. Acabei por criar uma planilha (em Microsoft Excell) que realiza o cálculo com base em alguns dados fornecidos e como resultado traz a correspondência entre o tamanho do vaso e sua capacidade em litros e em galões. Adicionalmente, em um fórum (não me lembro qual), encontrei uma regra básica para estimar qual deve ser o tamanho de um vaso em função do porte da planta adulta. Como acredito que esta planilha lhes possa ser útil, compartilho-a com vocês. Sintam-se à vontade para divulgá-la e, se a melhorarem, peço apenas que me encaminhem uma cópia da versão atualizada.

Uma outra dica diz respeito ao preparo do vaso, que influirá não só na sua durabilidade como também na frequência da rega. No fundo dos vasos deve-se colocar uma camada de argila expandida ou de pedrinhas, cobertas com manta de bidim. Isto facilitará a drenagem da água e evitará o apodrecimento das raízes, mas tome o cuidado de não tampar os furos existentes no vaso e assim impedir a drenagem. Para que isso não ocorra, use pedras um pouco maiores, ao menos sobre os furos. Conforme a planta for crescendo, é possível que ela precise ser mudada para um vaso maior, permitindo que as raízes tenham espaço para se expandir. Outra possibilidade é você executar a poda dos ramos e mesmo das raízes.

Vasos de plástico são mais baratos, mais leves e retém mais água, mas quando expostos ao sol por muito tempo tendem a ressecar e até quebrar com facilidade. Fora isso não demandam outros cuidados.

Vasos de cerâmica, barro e cimento são mais caros, mais pesados e mais porosos, e esta porosidade reduz a retenção de água. Não obstante, se você não preparar estes vasos  adequadamente, é provável que fiquem feios por acúmulo de limo e sujeira, que tenham infiltração de água e que trinquem ou quebrem rapidamente. Ademais, a terra e as raízes irão provavelmente grudar nas paredes internas, dificultando eventuais manutenções. Para minimizar a chance de que tais coisas aconteçam, você deve impermeabilizar a parte interna com produtos específicos como o neutrol ou o betume para evitar que manchas e mofos se acumulem (deixando não só o vaso feio, como a planta mais sujeita a pragas). Você deve também pintar o lado externo com tintas impermeáveis ou verniz naval, deixando assim os vasos muito mais bonitos e duráveis.Se você tem dúvidas sobre como pintar, procure instruções e tutoriais detalhados na internet. Você verá que existem muitos, até mesmo para construir seu próprio vaso ou pintá-lo como aqueles caríssimos vasos vietnamitas que nossas esposas adoram.

Se você não quiser ter o trabalho de pintá-los, pode comprá-los já pintados (mas ficará bem mais caro).

Espero que estas dicas sejam úteis. Clique no link abaixo e faça o download desta planilha, a qual também inclui uma formula para calcular o peso aproximado do vaso, tanto quando cheio com material seco, quando cheio com material molhado.

Bom cultivo!

Link para Download da planilha ExcellCalculo-Volume-Vasos-V7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s