Maria Pretinha ou Erva-Moura (Solanum Americanum)

Em uma volta no bairro achei um pequeno arbusto carregado de frutas, e colhi o bastante para fazer um copo de suco. Convém ressaltar que a “Maria-Pretinha” (ou Erva-Moura) só pode ser consumida quando totalmente preta (verde é tóxica). Ela tem a casca lisa e brilhante, e aparece em cachos parecidos aos de uma uva porém bem menores, em geral com 4 ou 5 frutos agrupados. O suco que já é doce por si só, fica mais saboroso se você adicionar um pouco de açúcar. Você pode ainda fazer geléias, acrescentar às saladas, usá-la para cobertura de bolos ou mesmo para tingir batidas e para fazer gelo colorido (degradê), por exemplo. As folhas jovens e refogadas também são comestíveis. Como a planta é um mero arbusto de no máximo 1 metro de altura, retirei a planta do local onde a encontrei e a levei para casa onde a plantei no mesmo vaso em que está a pitangueira.

(Atualização de 22/06/2015) Parentes?? Sim, a Maria-Pretinha tem ainda outros parentes comestíveis e cujas mudas ou sementes podem ser compradas via Mercado Livre e em outros sites de comércio eletrônico. Os dois parentes mais comuns são o Solanum Burbankii e o Solanum Melanocerasum, ambas de sabor idêntico ao da Maria-Pretinha (Solanum Americanum).

MAS ATENÇÃO!! Existe uma planta similar à Maria-Pretinha, que tem sutis diferenças, mas que não é comestível . Entre tais diferenças uma das mais perceptíveis está nos frutos que tem leve pilosidade e não dão em cachos, além de as folhas terem bordas serrilhadas ou dentadas. O problema é que os frutos desta planta similar, cujo nome científico é Solanum Nigrum, são tóxicos em qualquer estágio de maturação, mesmo quando completamente negros ou roxos!!! Se você for colher frutos por aí, certifique-se de não colher da planta errada. Veja nas fotos como identificar a Maria-Pretinha. Observe, circundado em vermelho, o ponto único de conexão do cacho à planta, além das folhas de bordas lisas e o fruto de casca brilhante (sem pilosidade), características estas que permitem identificar a planta seguramente como a Maria-pretinha verdadeira.

Cuidado: se você não tem experiência com o tema, não arrisque sua saúde degustando plantas e frutos inspirado apenas pelas descrições e fotos deste post (ou mesmo de outros sites e blogs), pois não serei responsável por problemas de saúde que você eventualmente tiver em virtude de identificar incorretamente as frutas e as plantas retratadas neste blog. Se estiver em dúvida sobre a identidade da planta e do fruto, não os coma!

O suco: espumante e doce. Uma delícia!

O suco: espumante e doce. Uma delícia!

Como reconhecer a Maria-Pretinha.

Como reconhecer a Maria-Pretinha.

Os frutos são pequenos e tem sementes microscópicas que você não precisa retirar.

Os frutos são pequenos e tem sementes microscópicas que você não precisa retirar.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Maria Pretinha ou Erva-Moura (Solanum Americanum)

  1. Provavelmente dá para fazer muda de maria pretinha de estaca e não só de semente. É da mesma família do tomate, da berinjela, do pimentão e das pimentas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s