Maracujá Doce (Passiflora Alata)

Quando os padres jesuítas chegaram ao Paraguai em 1588, descobriram na flor desta trepadeira, os símbolos do martírio de Jesus: a coroa de espinhos, os três pregos, com que foi pregado na cruz, as cinco chagas e as cordas com que foi amarrado no Calvário. O maracujazeiro é uma trepadeira que com suas gavinhas, que são os órgãos de fixação, consegue “vestir” pérgolas e caramanchões, criando ambientes simpáticos e muito adequados para relaxar. Não podemos esquecer de que seu fruto contém um principio ativo conhecido como passiflorina, que tem propriedades tranquilizantes. O maracujá doce tem variedades que produzem frutos de maior ou menor tamanho, mas todos são muito saborosos e custam caro: o quilo chega a custar R$ 18,00 (informação de 08/04/15, em mercados de São Paulo). As fotos abaixo, são de uma planta que tenho em casa e que produziu seus primeiros 03 frutos este ano. A segunda planta ainda não produziu frutos, mas está soltando flores de maior tamanho, cor e perfume mais doce e intenso, que prometem um fruto diferente. Tudo o que preciso é arrumar uma forma de atrair as mamamgavas, abelhões estes responsáveis pela polinização. Meus pés de maracujá estão plantados no chão, ao lado da entrada para a garagem, em um espaço de 6 metros de comprimento por 60 cm de largura.

DSC01474

Flores, botões e frutos, um belo espetáculo!

 

DSC014582Os 03 primeiros frutos.

DSC00127A esquerda, a mamangava fazendo a polinização. A direita, folhas das duas espécies de Passiflora Alata que tenho plantadas.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Maracujá Doce (Passiflora Alata)

  1. Tive um pezinho deste em casa. O jardineiro cortou pela raiz. Adeus. Nunca mais consegui sementes. É uma delícia e as flores maravilhosas…Obrigada pela opção de pesquisa no seu blog. Parabéns. Vou passar sempre por aqui. Dei a resposta sobre a vinagreira lá no meu blog. Abraço. Gilda.

    • É um prazer vê-la por aqui minha amiga! Sobre o maracujá, creio que posso te conseguir algumas sementes. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s