Pitangatuba (Eugenia Neonitida ou Eugenia Selloi)

A pitangatuba, endêmica das restingas do Rio de Janeiro, é uma parente próxima da pitanga (embora seja um fruto bem maior). Adapta-se muito bem a vasos de pelo menos 50cm de altura por 50 cm de boca e floresce sem parar de setembro até o início de maio. Em 2014 colhi meus dois primeiros frutos e, embora estes fossem pequenos e não maiores do que uma pitanga comum, o prognóstico é de que futuramente estes frutos serão 2 ou até 3 vezes maiores. Nas fotos abaixo, você pode ver a foto de minha pitangatuba plantada em vaso (de 50 cm de altura por 50 cm de boca) e do primeiro fruto que colhi. Pode ver ainda uma foto de um fruto (gigante!) produzido por um colega que mora nos EUA. Espero que os meus um dia cheguem a este tamanho. A pitangatuba tem um sabor azedo que lembra uma mistura de manga com uvaia e pode ser utilizada para fazer sucos, doces, geleias e licores. A planta inicia a floração em até 2 anos após o plantio. Você pode adquirir mudas desta frutífera em alguns dos sites informados na seção de links “Sementes e Mudas”. 😉

PitangatubaMeu pé de pitangatuba e o primeiro fruto que colhi, produzido em 2014

pitangatuba-euaMeu sonho é conseguir colher uma deste tamanho gigante, como a do colega dos EUA.

Outubro-2015: Bem, ainda não colhi os frutos gigantes, mas já estou colhendo frutos bem maiores do que aquele primeiro, cuja foto data de 2014. Como tenho uma muda da que produz frutos alongados e uma da que produz frutos arredondados, estou colhendo frutos de ambas. A produção não é grande, até porque as plantas estão em vasos, mas está valendo a pena. Vejam a foto de uma fruta que colhi:

pitangatubagde

4 pensamentos sobre “Pitangatuba (Eugenia Neonitida ou Eugenia Selloi)

  1. Parabéns pela criação do Blog, vai ser de grande valia para as pessoas consultarem e tirar suas dúvidas, comecei a cultivar depois que vi um bate papo entre você e o Darci no Forum pimentas, hoje tenho 21 vasos com frutíferas diversas inclusive a pitangatuba.
    Grande abraço e sucesso!

    • Olá Eduardo, seja bem vindo e obrigado pelo elogio! Tenho certeza de que os seus vasos e plantas ainda vão te dar muitas alegrias e frutos, assim como os meus me dão. Sobre a pitangatuba, vale ressaltar que ela produz quase que o ano todo. Por hora, meus 03 pés de pitangatuba (duas variedades diferentes) não produzem muitos frutos simultaneamente (são plantas jovens, com apenas 1 metro de altura), mas produzem continuamente. Meu filho mais novo está sempre a procura de uma madura. Eu ainda não postei as fotos dos frutos que colhi recentemente, os quais são muito maiores do que aquele primeiro cuja foto postei em junho de 2014. Então você já tem 21 vasos? Pois é… este hobby vicia (no bom sentido). Eu estou sempre acreditando que tenho espaço para mais uma (assim como o Darci) e acabo adquirindo novas mudas vez por outra. Em breve farei um post a respeito da minha atual coleção. Aguarde! 🙂
      No mais, o intuito do blog é este mesmo. Incentivar as pessoas a cultivar frutíferas (e mesmo outras plantas comestíveis) em vasos e trocar experiências sobre este cultivo. A natureza agradece e a nossa saúde também. Sinta-se à vontade para comentar os posts e colaborar nos contando as suas experiências. Abração!

  2. Eu sou um apaixonado por fruteiras exóticas pelo que, relativamente à pitangatuba e suas congéneres eugenia, gostava de trocar opiniões.

    • Olá Joaquim! A pitangatuba é uma fruta de bom tamanho e boa quantidade de polpa, cujo sabor e o aroma lembram a uvaia. Você pode fazer sucos e caipirinhas deliciosos com ela. O sabor dela em nada lembra sua parente mais próxima, a pitanga.
      Um detalhe: a pitangatuba não deve ser considerada uma fruta exótica, posto que é nativa do Brasil. O termo exótico é correto quando aplicado a frutíferas não nativas do Brasil, tais como manga, laranja, maçã, pera e várias outras. 😉

Deixe um comentário

